Hoje vou dar algumas dicas sobre o uso de shorts a pedido de uma leitora. Ela tem dúvidas sobre os tamanhos ideais, se podem ser usados por mulheres com mais de 40 anos, e se podem ser usados em alguns eventos.
Ao colocar um short, muitas coisas devem ser levadas em consideração: o tipo de corpo, o estilo pessoal, o ambiente e a ocasião em que vai ser usado. Devemos nos sentir confortáveis e confiantes quando vestimos uma roupa, e o bom senso é muito importante na escolha dela.
Primeiramente, para mostrar as pernas elas devem estar em dia, por isso, independente da idade, basta conhecer o seu corpo e saber se você tem nas pernas um ponto forte; o que deve ser levado em consideração é o comprimento! Aos 40 anos, convém que o comprimento do short aumente um pouco, o ideal são as bermudas. Depois, o modelo escolhido deve valorizar sua silhueta. Para quem está acima do peso ou tem quadris largos, os mais soltinhos, mais secos (sem detalhes), em tecidos mais escuros e estruturados, com a cintura no lugar e mais compridos são ideais. Para quem tem pernas finas e quadril estreito, os shorts com a barra dobrada, com bolsos laterais, pregas, coloridos ou estampados ajudam a dar volume nessa área. As magras podem usar cintura baixa. As baixas devem evitar os modelos muito compridos, os que tem a barra no meio da perna são ideais pois alongam as pernas visualmente.
O short pode ser usado nas mais variadas ocasiões, tanto de dia como de noite, para o lazer, trabalho(se o seu ambiente profissional permitir) e até mesmo em eventos mais sofisticados, basta estar atenta ao modelo e tecido escolhido, apostando em calçados e acessórios adequados para cada ocasião.
Durante o dia, para ocasiões mais informais, invista no jeans mais soltinho, regatas e camisas mais básicas. Abuse de sapatilhas, rasteiras, bolsas grandes e acessórios mais casuais.
Alguns ambientes profissionais permitem o uso do short. Mas, mesmo com esta liberdade, é preciso tomar cuidado para não mostrar demais e perder a credibilidade. Se a sua opção é o short, duas coisas precisam ser observadas: o comprimento e a largura. Nunca use shorts curtos e/ou justos. Os modelos em estilo social são a opção correta no ambiente de trabalho. Opte por shorts e bermudas de alfaiataria, com corte reto e em tecidos mais nobres e encorpados. As melhores peças são as mais compridas, soltinhas nas coxas e com a cintura no lugar. Ao montar seu look, harmonize o short com blusas finas e de tecidos nobres, mas que não sejam justas ou decotadas, pois essas peças acentuam a informalidade dos shorts e deixam o look sensual, o que não é permitido no ambiente profissional. Uma ótima opção é compor o short com blazer, pois ele quebra a informalidade do short, deixando o look mais sofisticado. Evite saltos finos e altos demais. Para balancear, prefira sapatilhas ou saltos médios e modelos de cintos mais finos.
Para eventos a noite, opte pelos shorts de tecidos mais nobres, com camisas sofisticadas, saltos altos, bolsas carteiras e acessórios arrojados! O brilho também é permitido! Evite sempre os shorts curtos e justos, pois podem deixar o look vulgar!